Muito obrigado pelo contato!

Agradecemos sua mensagem. Em breve responderemos.

Desenvolvimento Pessoal | 24.06.2019

Zona de Conforto: 3 razões para sair de lá!

Saindo da Zona de Conforto

As pessoas tendem a achar que não são capazes o suficiente para atingir seus sonhos. Se acham incapazes por algum motivo, seja o sentimento do medo, a falta de autoestima, a vergonha de errar, enfim, são inúmeras as emoções que levam a grande maioria a parar na metade ou, pior ainda, nem começar. O psicólogo Abraham Maslow já dizia que a história da raça humana é a história de homens e mulheres que se subestimam. Parece que isto explica muito coisa não é? Mas existem muito mais razões para que somente 2% das pessoas cheguem ao sucesso. Digamos que o primeiro passo sempre é o mais importante. Seria apenas um passo, seria apenas um movimento. Por que será que é tão difícil?

1-Gasto de Energia-  Quando saímos da zona de conforto, nosso cérebro não está preparado para gastar energia e a maioria das coisas que fizemos já estão no piloto automático. Exemplo é quando dirigimos, na maioria das vezes entramos no carro e não percebemos como chegamos ao local que estamos acostumados, neste caso o cérebro não gastou nada de energia, já o fato de escrever, pensar e fazer coisas diferentes nos consome bem mais energia. Abraham Maslow dizia que economizamos para as necessidades básicas (pirâmide de Maslow). "Já quando o cérebro está em modo normal, como quando caminhamos pela rua pensando em nossas coisas, talvez o consumo seja menor, no sentido de que nenhuma área do cérebro está mais ativa do que outras”, afirma o cientista do CSIC. Mas se de repente começamos a resolver um problema, uma determinada região é ativada e passa a gastar mais combustível. É como um carro que está ao relento e quando começa a andar dispara o consumo de combustível. Mas vamos pensar que mesmo gastando energia, o primeiro passo já foi dado e saímos da zona de conforto. Excelente! Você já isto indo para a segunda etapa. 

2-Motivação-  É o quanto você está motivado para realizar algo, o que te motiva a ação. Motivação refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção do comportamento. Por outras palavras, é o impulso interno que leva à ação. Fantástico! Chegar até aqui já é o segundo e importante passo, mas como na vida nem tudo são flores, chega o terceiro ponto, que é o mais sofrido.

3-Dor -  Aqui chega a fase de sentir dor, ou seja, de começar a se questionar se: é isto que realmente você quer, se não está sendo sofrido demais, se não seria melhor atender somente as necessidades básicas que é comer, dormir, tomar água, etc, trabalhar em algo que não goste, mas que não gaste muito energia e deixar está ideia de sair da zona de conforto de lado, para pessoas que tem mais energia. Infelizmente, segundo pesquisas, a maioria das pessoas desiste nesta fase, uma antes de chegar ao Sucesso, ou seja, apenas 2% passa da fase da dor e chega ao topo da pirâmide que é a Autorrealização. A maioria desiste somente alguns passos da linha de chegada.

Ficou triste?

Chave

A boa notícia é que a chave está nas suas mãos, só você poderá fazer a mudança, sair da zona de conforto, pois é dono do seu próprio destino, agora você já sabe que no caminho de todos haverá dor e que depende de cada um tratá-la para seguir rumo ao Sucesso.

Você gostou?

Então se inscreva no meu canal no link ao lado: 
https://www.youtube.com/channel/UCEA39EVVzdS0HmLorcs0rcg?view_as=subscriber e curte se gostar que toda semana sairá um artigo novo no blog.

Quer ler mais artigos vai la no meu blog http://www.constanteconsultoria.com/blog

Luciana Costa Soares é Mestre em Desenvolvimento, Especialista em Gestão Educacional, Bacharel em Administração, Diretora da Constante Consultoria e treinamentos, apaixonada por desenvolver pessoas para alcançar resultados incríveis.

Notícias relacionadas

Desenvolvimento Pessoal | 29.07.2019
Propósito: Você tem um?